O homem e a cidade

Em 16 de julho de 2010 foi lançado em Salto o vídeo-documentário O homem e a cidade: uma biografia de Ettore Liberalesso.


Com direção de Elton Frias Zanoni, a produção de 60 minutos é uma viagem pela história da cidade de Salto conduzida pela biografia do historiador local Ettore Liberalesso.

Nascido em 1920, Ettore Liberalesso é nome emblemático na comunidade saltense. Trabalhou por mais de três décadas na Brasital, foi vereador na década de 1950, colaborou em clubes, comunidades religiosas, comissões e sociedades locais. Foi figura importantíssima na implantação do Museu da Cidade de Salto no início da década de 1990, não medindo esforços em sua atuação. Escreveu por duas décadas a coluna "Arquivo", no jornal Taperá, na qual abordava diversos aspectos da história de Salto. É autor de vários livros, sendo o mais importante deles Salto: história, vida e tradição. O mais recente - Salto: sua história, sua gente - foi editado em 2009. Atualmente é o presidente da Academia Saltense de Letras.

Ettore Liberalesso e Elton Zanoni

Para assistir ao documentário na íntegra, no You Tube, clique aqui




Assista ao trailer:



O homenageado Ettore Liberalesso enquanto agradecia os aplausos dos presentes no lançamento.



Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966