15 de junho de 2016

Tavares e a fundação de Salto

O capitão Antonio Vieira Tavares é considerado o fundador de Salto, por ter erguido a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat no seu sítio, denominado Cachoeira, cujas terras correspondiam a parte do atual município de Salto. O fundador era sobrinho do famoso bandeirante Raposo Tavares, que provavelmente o levou a expedições pelo sertão.


Raposo Tavares, tio do fundador de Salto: bandeirante de fama

Tavares vivia no Sítio Cachoeira desde aproximadamente 1690 com sua mulher, Maria Leite, familiares e escravos. Para assistir missa na Vila de Itu tinham de atravessar o Tietê. Além disso, o capitão alegava sofrer de grande moléstia, que lhe dificultava os deslocamentos. Por isso, solicitou autorização da Igreja para erguer uma capela em seu sítio.

O documento no qual Tavares pede autorização para construir a capela.
Abaixo, a transcrição.

Título da Erecção e Instituição da Capella de Nossa Senhora do Monserrate Sita no termo desta Villa no Sitio chamado Salto, e Cachueyra. 
Traslado da Provisão da Erecção
"Muito Reverendo Senhor Doutor Vizitador Geral. Dis Antonio Vieyra Tavary morador em a Villa de Itu, que elle Suppte. tem o Sitio de Sua habitação na paragem chamada Cachueyra, o qual fica dystante da villa hua legua, e tem hua passagem de Rio, com que Sua família não pode acudir a villa para ouvir Missa aos Domingos, e dias Santos, e elle Suppte. o faz com grande modéstia; e por estas razoens, com tão bem por sua devoção quer erigir no dito Seu Sitio hua Igreja com seu Adão. Com a invocação de Nossa Senhora do Monserrate, para cuja família aplicar os bens moveis da Capella da (Acutia), que por ordem delle. Se lhe entregarão por Ser elle o Suppte. Sucessor legítimo do Fundador. Pello que pode [...] lhe faça mercê Conceder Licença para erigir a dita Igreja na sobredita paragem com seu Adão: afirmar de Com Missão do Reverendo Vigário para a benzer Como estiver feita. E receberá a mercê. Despacho. Passe Provisão na forma do estilo Villa de São Paulo: vinte e hum de outubro de mil seiscentos e noventa e sinco annos. Costa. Provisão! O Doutor Manoel da Costa Cordeiro Vizitador Geral das Villas, e Capitanias da Provinça do Sul, Juiz das Presidença e Casamentos pello Illustrissimo Reverendissimo Senhor Dom Joseph de Barros de Alonço por mercê de Deos, e da Santa Sé Apostólica Bispo do Bispado de São Sebastião do Rio de Janeiro, do Concelho de Sua Magestade Ma. Aos que Apresente Nossa Provisão Vierem donde e Paz para sempre em Jesus Cristo Nosso Salvador, que de todos he Verdadeyro Remedio e Salvação. Faremos saber, que hera descrito ao que o Suppte. nos Representou em Sua petição e havermos por bem lhe coceder, licença Como por esta presente lhe concedemos para que possa fazer a Igreja, que pela Invocação de Nossa Sra. do Monserrate; e depois de feita lavantar a Ata para de poder dizer Missa na forma que Se constara fazer nas mais Igreja, a qual Será Situada em lugar livre fora de toda a Constribuição, e serviço das casas de vivenda; codito Suppte.

A capela foi benzida em 16 de junho de 1698, data considerada como de fundação da cidade. Dois anos e meio depois, o casal firmou uma escritura de doação do sítio à capela. Essa doação somente se consumaria em 1712, com o falecimento de Antonio Vieira Tavares.


Área provável do Sítio Cachoeira, marcada sobre foto aérea de 2010, segundo descrições em documentos setecentistas.
Estudo do Prof. Elton Frias Zanoni.


Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966