12 de março de 2016

Pinturas de Lydia Dotta Lobo

"O SALTO"
Óleo sobre tela - 1990 - tamanho 40x50 cm. 

"O AREIÃO"
Nome dado pelos pescadores ao local aprazível onde a pesca era abundante, situado após a Ponte Pênsil.
Óleo sobre tela - 1991 - tamanho 50x80 cm.

"BRASITAL, A MÃE DOS SALTENSES"
Indústria de tecidos localizada próximo ao Rio Tietê, que por muitos anos foi considerada "a mãe dos saltenses" pelos benefícios que eram oferecidos aos seus empregados: açougue, armazém, médicos, creche e moradia.
Óleo sobre tela - 1989 - tamanho 30x40 cm.

"UMA VILA MUITO AMADA" - anos 30
Esta era a inesquecível vila operária Brasital que abrigava as famílias de seus trabalhadores. Eram quatro quadras que, no centro das quais, havia o "Quintalão" onde ficavam as "Vascas" (tanques) e fornos coletivos. Era neste local que as donas de casa se encontravam para lavar as roupas e fazer o pão caseiro, além de ser um espaço de lazer dos adultos e das crianças.(Esquina 9 de Junho com Rio Branco).
Óleo sobre tela - 1989 - tamanho 30x40 cm.

"RUA JOSÉ WEISSOHN" - anos 40
Rua de acesso para a entrada da Brasital. Ao lado, o Jardim Velho onde eram realizados passeios dos jovens nos finais de semana (o "Footing"). Neste local havia um serviço de auto-falante onde os rapazes ofereciam músicas às suas namoradas.
Óleo sobre tela - 1989 - tamanho 30x40 cm.

"RUA DA IGREJA" - anos 20
Atual rua Monsenhor Couto, onde se encontra o "Casarão de Pedra", moradia do benemérito Dr. Henrique Viscardi. Nele funcionava a farmácia, onde ele atendia gratuitamente aos pobres.
Óleo sobre tela - 1989 - tamanho 30x40 cm.

"COOPERATIVA OPERÁRIA SALTENSE" - anos 50
Local situado na esquina da Rua 9 de Julho com a Av. Dom Pedro II, atual Convívio Dom Pedro II. Era um prédio onde funcionavam um armazém, açougue, campo de bochas, sala de jogos, bar e um amplo salão de festas, em que eram realizados os eventos sociais da época. Atualmente é a matriz das Lojas Cem.
Óleo sobre tela - 1993 - tamanho 50x80 cm.

"LOJA DOTTA" - anos 40
Prédio localizado na esquina da Rua 9 de Julho com a Rui Barbosa, onde funcionou, por muito tempo, a loja mais completa da cidade. Era um verdadeiro magazine dirigido pela sra. Francisca Millioni Dotta e seus filhos. Atualmente Loja Roma.
Óleo sobre tela - 1989 - tamanho 80x100 cm.

"VARANDA" - anos 70
Nas proximidades da Concha Acústica funcionou esta lanchonete que foi destaque da vida social da cidade na época. O local era ponto de encontro dos jovens e famílias saltenses. Atualmente restaurante Rincão Gaúcho.

"O ARVÃO"
Este arvoredo, que ficava num terreno baldio próximo à chácara de Silvio Brenha (atualmente Chácara Padreca), sombreava a "criançada" da época que se divertia jogando bola de meia.
Óleo sobre tela - 1987 - tamanho 40x50 cm.

"O BARROTE" - anos 30
Sítio localizado à margem esquerda do rio Jundiaí onde eram realizadas as festas juninas da época.
Atualmente local onde se instalou a Eucatex.
Óleo sobre tela - 1986 - tamanho 40x50 cm.

"IGREJA DE SÃO BENEDITO"
Construída em 1956, possui no seu interior obras sacras do pintor italiano Bruno Di Giusti.
Óleo sobre tela - 1987 - tamanho 30x40 cm.

Desde 2007 a maior parte das telas acima está sob guarda do Museu da Cidade de Salto. As legendas das imagens foram transcritas a partir do Calendário Comemorativo 300 anos Salto, produzido em 1998 pela Prefeitura Municipal.

A ARTISTA - Lydia Dotta Lobo nasceu em Salto em 1922 e, ainda menina, teve seus primeiros passos em direção à pintura orientados pelo tio Henrique Dotta. Sua próxima mestra foi a Irmã Terezita, da Congregação das Filhas de São José - que desde 1936 mantém a Escola Sagrada Família, o popular "Coleginho". Depois estudou pintura com o saltense José Roncoletta, alcunhado "Lubra". Em 1974 fez estudos de pintura, durante quatro anos, no Convívio de Arte de Campinas, com o prof. Bernardo Caro, da UNICAMP. Desde agosto de 1988 seus trabalhos ficavam em exposição permanente em seu atelier na Convívio Galeria, à Rua 9 de Julho, 533 - já não mais existente. Participou de inúmeras exposições desde 1968 em Salto, Piracicaba, Limeira, Campinas, Jundiaí, Itu e São Paulo.

No vídeo abaixo, a partir dos 28 minutos e 43 segundos, é possível ver uma entrevista com  Lydia Lobo, realizada em 1987 pela TV Cultura:

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966