24 de junho de 2009

Memória em postais - I


Cachoeira no rio Tietê, c.1890
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles

A fotografia do francês Marc Ferrez é um dos mais antigos registros da cachoeira que dá nome à cidade, chamada pelos índios de Ytu Guaçu, Salto Grande em língua nativa. À esquerda, em primeiro plano, parte da tecelagem pioneira instalada na margem direita do rio e, ao fundo, os telhados de algumas casas da atual Rua José Weissohn. Na edificação mais visível, ao centro, funcionava um hotel e, à direita desta, vê-se parte da casa que foi de José Bonifácio, o “Moço”, e que recebeu Dom Pedro II em 1875.



Vila Operária Brasital, c.1940
Esquina da Rua Rio Branco com a 9 de Julho.
Acervo Museu da Cidade de Salto

As 244 casas da Vila Operária Brasital, construídas entre 1920 e 1925, serviam de morada a uma parte dos trabalhadores daquela tecelagem. Naqueles anos a área na qual foi instalada a vila correspondia ao limite do espaço urbano de Salto. Nem todos os operários tinham o direito de morar numa dessas casas. A seleção era feita pela fábrica. Na maior parte dos casos eram famílias italianas ou descendentes as selecionadas para lá residir. Isso transformou o local no reduto da cultura italiana em Salto. No centro de cada um dos quatro quarteirões formados existiam os quintalões – espécies de áreas de uso coletivo com acesso pelos fundos de cada casa. Em 1967 a Brasital iniciou, gradativamente, a venda desses imóveis.



Estação de Salto, 1920
Acervo Museu da Cidade de Salto

A Estação de Salto foi inaugurada em 1873 como uma das estações pioneiras da então linha-tronco da Cia. Ytuana, que vinha de Jundiaí em direção a Itu. Em 1914 passou a servir ao ramal de Campinas. Foi desativada por volta de 1988. As pessoas faziam a viagem de Salto até Jundiaí nos trens da Ytuana. De lá iam à capital ou ao porto de Santos nos vagões da São Paulo Railway Company. Na foto, vê-se a retirada de fardos de algodão que à época eram transportados até as tecelagens em carroças puxadas por burros.

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966