28 de junho de 2009

José de Paula Santos [1893-1949]



Grande educador, José de Paula Santos nasceu na cidade de Guaratinguetá/SP, em 22 de janeiro de 1893, fazendo seus primeiros estudos naquela cidade, onde se formou professor em 1911. Lecionou  nas cidades paulistas de Lorena, São Carlos, Rio das Pedras e Guaratinguetá, antes de se radicar em Salto em 12 de maio de 1915, passando desde logo a lecionar no então único grupo escolar de Salto, que mais tarde viria a se chamar Grupo Escolar Tancredo do Amaral.

Em 1917 casou-se com dona Maria de Almeida, de Itu, conhecida em Salto como Dona Cotinha.

Paula Santos saiu do Tancredo do Amaral em 1932 para lecionar matemática no Instituto Regente Feijó, em Itu, local no qual se aposentou em 1941. Pequeno e franzino, era carinhosamente apelidado de “Baxixa”. Outros ainda o chamavam de “Anchieta de Salto”.

Em Salto, participou ativamente da vida social, pertencendo à diretoria de algumas sociedades, como a Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal - SIRI. Falecido em 1949, a maior homenagem a ele prestada foi a atribuição de seu nome ao 1º Ginásio Estadual de Salto, transformado mais tarde em Escola Estadual Professor José de Paula Santos.

Um comentário:

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO INTERESSANTE , SOU UMA DAS ALUNAS DA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ DE PAULA SANTOS.

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966