25 de maio de 2008

Visitando a Escola Anita

Em meio a pesquisas para a montagem de uma exposição sobre a antiga Escola Anita Garibaldi, conhecida popularmente por Escola Italiana, resolvi folhar as páginas de seu “Livro de visitas e de exames”, destinado a registrar as apreciações dos inspetores de educação da época, que visitavam as escolas com alguma regularidade, atuando, grosso modo, como fiscais. Nesse livro, podem-se ler as apreciações desses sujeitos sobre a escola, referentes aos anos de 1939 a 1968.

Em 11 de maio de 1939, o auxiliar de inspeção Bruno Vollet inaugura o livro e registra brevemente sua passagem pelo “estabelecimento de ensino particular, sob a competente direção do Prof. Sr. João Baptista Dalla Vecchia”, sem outros comentários. Passados três meses, um inspetor escolar, identificado por uma assinatura que permite apenas a leitura de primeiro nome, Gilberto, visita novamente a escola. Nessa ocasião, constata que “o ensino, em suas linhas gerais, está bem encaminhado, de acordo com os programas em uso nas nossas salas”, e que “os trabalhos gráficos apresentavam-se bem elaborados, com variados exercícios”. Ainda, no que se refere ao número de matrículas, esse inspetor contabiliza “81 alunos, sendo 75 masculinos e 6 femininos, nos 3º e 4º ano complementar”.

Treze outras visitas, muitas delas seqüenciais, sendo a última em 1947, foram feitas por esse mesmo inspetor Gilberto. Em sua segunda visita, ainda em 1939, ele assiste “[a]os exercícios de cálculo e leitura dos alunos matriculados nos 4º e 5º anos”. Ao voltar em 1940, apresentando a escola em seu relatório, escreve: “É seu regente o competente Prof. João Baptista (...)”. Nessa ocasião, registra ainda: “Troquei idéias com o Sr. Prof. Sobre o ensino de cálculo, linguagem e leitura”. No ano seguinte, o mesmo traz um panorama dos matriculados: “Por ocasião de minha visita funcionavam os 2º e 3º anos, com a matrícula de 46 alunos e a freqüência de 45. Estas classes funcionavam no período da manhã. À tarde existe a classe do 1º ano, com a matrícula de 55 crianças, sendo 49 masculinas e 6 femininas”. Nas anotações da segunda visita de 1941, lê-se que o prof. Dalla Vecchia, “no desempenho do seu cargo, sempre se revela esforçado e dedicado”. Em 1942, outra apreciação similar, louvando-se “o interesse e a dedicação que o professor (...) demonstra no seu trabalho de educador”.

Em fevereiro de 1945, o mesmo inspetor Gilberto visita a escola, desta vez acompanhado pelo “Exmo. Sr. Prof. Paulo Monte Serrat, DD. Delegado Regional de Ensino de Sorocaba”, que ministrou duas aulas sobre “instrução moral e cívica, (...) prendendo a atenção das crianças”. Passados dois meses, o inspetor retorna à escola e sintetiza sua série de visitas à Escola Anita, ao longo dos anos anteriores, no seguinte comentário: “Levo, todas as vezes que tenho o prazer de visitá-la, a melhor das impressões, quer quanto aos trabalhos escolares, quer quanto ao desenvolvimento dado ao ensino em geral”. Em agosto de 1945, quem inspeciona é Claudio R. da Silva, registrando: “Assisti a uma aula de cálculo no primeiro ano, tendo argüido à classe sobre um dos problemas apresentados. Observei apreciável aproveitamento dos alunos nessa disciplina. Causou-me satisfação o asseio e a ordem reinante nesta casa de ensino, o que demonstra a boa vontade e eficiente trabalho do professor que a dirige”.

Os inspetores que pela escola passam, nos anos seguintes, são todos unânimes em valorizar os esforços empreendidos cotidianamente pelo prof. João Baptista, sempre mencionado como o responsável pelas atividades desenvolvidas terem bons resultados. Sobre sua figura e seu trabalho, se lê outras referências, como: “a boa ordem e o bom aproveitamento [são] oriundos do esforço bem orientado do dirigente [da escola]”, escrito por Alcides de Campos, em 1948; “esforçado e incansável, como sempre”, escrito em pelo mesmo Alcides, em 1949; em 1955, “esforçado e dedicado professor que já há longos anos exerce a profissão”; em 1968 – e último ano – “a escola é dirigida proficuamente pelo prof. João Baptista Dalla Vecchia”. Diante de apreciações como essas, reiteradas ao longo quase 40 anos, resta-nos pensar a Escola Anita Garibaldi como tendo sido a Escola do prof. Dalla Vecchia.


Alunos da Escola Anita Garibaldi no galpão da Casa D'Itália, com o prof. Dalla Vecchia e a profª Rosanna Turri, 1939.

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966