25 de janeiro de 2008

Tavares entre Salto e Cotia

Antônio Vieira Tavares é considerado o fundador de Salto. A data tida como de fundação é 16 de junho de 1698, que correspondente à bênção da capela dedicada a Nossa Senhora do Monte Serrat, no mesmo local em que hoje se encontra a igreja de mesmo nome em nossa cidade. Isso é de conhecimento de muita gente daqui, e até se torna maçante a repetição.

Há pequenas informações dessa época que são menos propaladas e, contudo, são até mais interessantes que o momento de fundação em específico, e merecem investigação. O “título de ereção e instituição” da capela daqui é de 21 de outubro de 1696. Em tese, somente a partir desta data Tavares estaria autorizado a iniciar sua construção. Esta, com suas paredes de taipa “solidamente feitas por braços de escravos [negros] e gentios da terra [indígenas]”, faria uso dos “bens móveis da capela da Acutia”, capela esta situada na região em que hoje se encontra a cidade de Cotia/SP.

Instalada na então Aldeia Koty, no remoto ano de 1580, a capela lá permaneceu até 1703, quando foi deslocada em cerca de um quilômetro para além do Rio Cuty [rio Cotia, hoje, na bacia do Alto Tietê]. Esta capela também era dedicada a Nossa Senhora do Monte Serrat, e vem daí, muito provavelmente, a escolha de Tavares, pois há fortes indícios de sua ligação com essas terras. O que se escreve sobre a história de Cotia não leva em conta a presença dos Tavares. Contudo, sabe-se que Diogo da Costa Tavares, pai do fundador de Salto, faleceu no ano de 1659 “em seu sítio no rio da Cotia”. Portanto, tudo leva a crer que as terras dos Tavares, para os lados de Cotia, incluía a tal capela. Logo, é de se apostar que a própria imagem primitiva de Nossa Senhora do Monte Serrat, em se considerando ela como entre os “bens móveis”, não teve como primeira morada o Sítio Cachoeira, embora se afirme o contrário em Cotia, que trata a imagem que lá existe como sendo de 1684.


Estudo para painel Bandeirantes
Flávio Pretti, 1971
Aquarela s/ papel
Acervo do Museu da Cidade de Salto

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966