14 de dezembro de 2009

Hilário Ferrari



Hilário Ferrari nasceu em 1880, na cidade de Mântua, na Itália. Era filho de Casimiro Ferrari e Albina Longhi. Chegou ao Brasil em 1883, na companhia dos pais e seis irmãos, desembarcando no porto de Santos. Inicialmente, a família se dirigiu à Fazenda da Grama, em Indaiatuba. Hilário casou-se em 1900 com Rosa Patucci, tendo 13 filhos. Em 1904 veio para Salto, instalando-se na zona rural, no bairro do Buru. Destacou-se na lavoura e na pecuária, em especial no trato de cavalos.

Em 1912 mudou-se, com a família, para a zona urbana de Salto. Passou então a participar ativamente da vida social e política da cidade. Tornou-se proprietário do Grande Bazar Saltense, atual Armazém Popular, ainda hoje em atividade e administrado por seus descendentes. Teve grande propriedade para além da antiga estação ferroviária. Esteve envolvido com a atividade esportiva, em especial com o futebol, participando de vários clubes locais, como o Ítalo Futebol Clube, o Corinthians Saltense e a Associação Atlética Saltense. Foi um dos fundadores, em 1927, e primeiro presidente da extinta Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal. Colaborou ainda com outras entidades, tais como a São Vicente e a Socorro Mútuo.

Na vida política, o italiano Hilário Ferrari foi vereador por quatro mandatos. Chegou a assumir a Prefeitura entre 1927 e 1930, sendo deposto em decorrência da Revolução de 30. Foi reconduzido ao cargo de prefeito em 1938, permanecendo por poucos meses, já que o governo brasileiro passou a não mais permitir o exercício desse cargo por estrangeiros. Como prefeito, Ferrari foi responsável, principalmente, por equilibrar as finanças do município, em seu primeiro mandato, e zelar por pontes e estradas, no segundo. Falecido em 1968, seu nome foi dado a uma escola rural, a uma rua no bairro Marechal Rondon, bem como a uma rodovia.

O italiano Hilário Ferrari, prefeito de Salto em duas oportunidades, em foto de 1960.

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966