12 de março de 2010

Rara foto de Barros Júnior

Nesta semana chegou-me às mãos uma rara fotografia do Dr. Barros Júnior [1856-1918]. Foi tirada no mesmo ano em que ele saiu dos Estados Unidos, ao concluir o curso de engenharia civil, em 1879, na Syracuse University, em Nova York. Contava, portanto, com 23 anos de idade. No ano seguinte daria início à construção de sua fábrica em Salto, cuja inauguração ocorreria em 1882. Tal fotografia pertence ao Museu Republicano “Convenção de Itu” e me foi mostrada por Anicleide Zequini, saltense que é historiadora daquela instituição e que forneceu cópia digital para esta postagem.

Creio que para muitos saltenses essa imagem seja inédita – visto que o acervo do Museu da Cidade de Salto tem em seus arquivos apenas desenhos do rosto de Barros Júnior – embora exista uma fotografia, em baixa qualidade, reproduzida no livro História de Salto, de Luiz Castellari [1901-1948]. Contudo, desconheço o paradeiro da fotografia original, que apresenta um homem na faixa dos 40 anos. Assim sendo, sempre que se ilustra algo referente ao “Pai dos Saltenses”, é àquele desenho que se recorre. Agora, temos mais essa opção, que traz um Barros Júnior jovem.

A fotografia aqui reproduzida e que motiva os comentários foi doada ao Museu Republicano por Tancredo do Amaral [1866-1928] quando da formação daquela instituição museológica, em 1923. Tancredo dá nome à escola mais antiga de nossa cidade e fundou, junto com Barros Júnior, o primeiro jornal de Salto, em 1888. No verso da foto doada, de punho próprio, anotou: "Dr. F. F. de Barros Junior, propagandista da republica em Itú, que foi um industrial em Salto, gastando grande parte de seus haveres em dita propaganda e alli fundando o Correio do Salto. Foi deputado estadual após a Republica. Falleceu pobre ha 3 ou 4 annos como simples colletor federal no Salto. Offerta do seu companheiro de imprensa e propaganda, Tancredo do Amaral. Santo André, 16-4-1923."

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico muito feliz com a dedicação e foco que está.

Postando todos os dias.

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966