7 de setembro de 2012

As remotas origens da Padroeira de Salto

O primeiro santuário com o nome de Monte Serrat foi construído na Espanha, perto de Barcelona, no ano de 546, e seu nome deriva da montanha onde está situado, cuja forma se assemelha a uma serra de dentes agudos. Diz a história que a imagem da Virgem de Monte Serrat foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população.

Na época da invasão árabe, no ano de 711, os cristãos esconderam a preciosa imagem e relíquia na serra escarpada, para que não fosse encontrada e profanada pelos árabes. Quase dois séculos depois, alguns pastores viram aparecer de repente, junto à montanha , um grupo de estrelas muito brilhantes, enquanto ouviam um coro de anjos. Notificados sobre o estranho acontecimento que se repetia todos os sábados, o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram numa caverna a imagem da Virgem Maria, enegrecida pelo tempo.

Tal notícia espalhou-se rapidamente e os habitantes das redondezas acorreram ao local e tentaram transportar a imagem para um ponto mais elevado da montanha. Porém, notaram que não havia condições de movê-la, mesmo com o emprego da força, levando-os a acreditar que estavam diante de algo sobrenatural.

Acreditando ser a vontade da Mãe de Deus permanecer naquele local, colocaram-na numa capela da aldeia, onde Ela começou a operar curas maravilhosas. A fama desse santuário correu toda a Espanha e Europa. Assim, por exemplo, na Itália existem mais de cento e cinquenta igrejas ou capelas dedicadas à "Virgem de Montserrat", sob cuja invocação também se erigiram algumas das primeiras igrejas do México, Chile e Peru, e com o nome Montserrat foram batizados povoados, montes e ilhas na América.

A Virgem de Monte Serrat foi declarada padroeira da Catalunha (região
da Espanha) pelo papa Leão XIII, em 11 de setembro de 1844.

Arte sobre o tema montada por Lucas Frias Zanoni:





Em janeiro de 2014 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Monteserrat, na Espanha, e registrei neste vídeo:

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966