24 de abril de 2009

A antiga maternidade

No prédio hoje ocupado pelo Atende Fácil, por cerca de 30 anos, funcionou a primeira maternidade de Salto. As salas, hoje ocupadas pelos mais diversos segmentos da administração pública municipal, eram quartos, nos quais nasceram milhares de saltenses.
Em meados da década de 1940, era assunto corrente entre a população de Salto a necessidade de o município possuir sua maternidade. Em 1946, organizou-se uma comissão encarregada de realizar os primeiros estudos com o fim de se construir o prédio. Assim, a comissão criada passou a receber as primeiras doações em dinheiro.
Discutia-se, naquele momento, qual seria a localização ideal para o estabelecimento. Dentre as diversas propostas, vingou aquela que situava a maternidade atrás do Grupo Escolar Tancredo do Amaral, em área adjacente ao então Posto de Puericultura, existente desde 1950 na esquina da Rua Prudente de Moraes com a Rua José Revel. Outra entidade, a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Salto, criada em 1953, deu novo fôlego à iniciativa e, em 1º de maio desse ano, lançou a primeira pedra do prédio. Para isso, o presidente da Associação e então prefeito de Salto, Vicente Scivittaro, alienou vários bens do município, como terrenos e um veículo, para que as obras não sofressem interrupções.


Vicente Scivittaro foi por duas vezes prefeito de Salto, de 1952 a 1955 e de 1960 a 1963.
A maternidade foi finalmente inaugurada em 04/09/1955, com 24 leitos. E a população saltense lotou suas dependências, abertas para visitação nesse dia. Batizada de Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat, em homenagem à Padroeira da cidade, era considerada, à época de sua criação, “orgulho da mulher saltense”. A Associação ficou à frente da maternidade até 1967, quando passou para o controle da Prefeitura.


Fachada da antiga Maternidade quando de sua inauguração, 1955.
O custo total da obra foi de dois milhões de cruzeiros, gastando-se com a manutenção da maternidade cerca de 40 mil mensais. Boa parte do mobiliário foi conseguido através de doações. Existia, sobre a porta de cada quarto, o respectivo nome do doador. Foram eles: Luiz Biffi, José R. Escanho, Octávio da Rós, Alberico de Oliveira, José Frantini, José M. Servilha, D. Alzira Leal Nunes e as famílias Donalísio e Milioni.

Enfermeira Joana Fidêncio na pediatria, 07/09/1974.

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966