8 de julho de 2009

A história de uma quadra

O terreno no qual se instalará o Centro de Educação e Cultura (CEC) recebeu as primeiras construções apenas na década de 1950. Antes disso era um descampado, onde garotos se reuniam para jogar bola. Nos arredores, marcava a paisagem uma grande árvore, o popular arvão.


“O Arvão”, óleo sobre tela de Lydia Dotta Lobo, 1987.

Em 1949, a quadra formada pelas ruas José Revel, Prudente de Moraes, Rio Branco e Floriano Peixoto, foi declarada de utilidade pública e desapropriada. O objetivo do poder público era construir, nesse terreno, uma maternidade para Salto.

Entretanto, o primeiro prédio a ser edificado na área foi o Posto de Puericultura (foto abaixo), espécie de posto de saúde pediátrico, inaugurado pelo prefeito João Baptista Ferrari em 23 de julho de 1950. Na ocasião, esteve presente o Governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros.



Em 1º de maio de 1953, já na gestão do prefeito Vicente Scivittaro, inaugurava-se o que era, à época, o maior parque infantil do Estado de São Paulo, ocupando cerca de dois terços da quadra. Nesse dia, Anselmo Duarte, já reconhecido como astro do cinema nacional, acompanhado da atriz Ilka Soares, desatou a fita do portão de entrada do parque, inaugurando-o.


Anselmo Duarte e Ilka Soares, ao lado do então prefeito de Salto, Vicente Scivittaro, no dia da inauguração do Parque Infantil, 1º/05/1953 (arquivo pessoal de Ettore Liberalesso).

Dias antes, finalmente, iniciara-se a construção da Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat. Inaugurada a 4 de setembro de 1955, com 24 leitos, foi considerada “orgulho da mulher saltense”. Esse prédio, que hoje abriga o Atende Fácil, por cerca de 30 anos, foi o local de nascimento de milhares de saltenses.


A antiga maternidade, em foto de 1955.

Com o passar dos anos, as antigas construções da quadra passaram a ter outros usos. Exemplos disso são os prédios da antiga maternidade, que abrigou a Secretaria da Saúde, e o do Posto de Puericultura, que se tornou sede da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Em 1994, ampliando o conjunto de edificações, erigiu-se no local uma sede para a Secretaria da Cultura e Turismo.

Com a remodelação empreendida para receber o Centro de Educação e Cultura, temos hoje uma paisagem bastante modificada e moderna. Contudo, um olhar mais atendo pode perceber, nos detalhes, traços da memória dos usos de outros tempos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elton parabéns pelo blog, onde nele posso saber mais sobre minha cidade e principalmente pelo meu avó Vicente Scivittaro.

Abs

Arthur

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966