15 de outubro de 2008

As várias formas de uma praça

Largo do Rocio
Em planta da então Vila do Salto, datada de 1889 (veja abaixo), uma fração da atual Praça Archimedes Lammoglia – nas proximidades da atual Rua 23 de Maio, à época Rua Riachuelo – chamava-se Largo do Rocio. Delimitado por um casarão, de um dos lados, e pelos prédios das tecelagens, de outro – ainda apresentava as rochas tão comuns nas margens do rio Tietê. Era área de trânsito dos que desejassem contemplar a cachoeira a partir da Pedra Alta, onde em 1912 seria instalado um mirante. Naqueles anos, gradativas e pontuais intervenções melhoravam o aspecto daquele espaço.


Arte de Lucas Frias Zanoni

Jardim Público
A urbanização do Largo do Rocio ocorreu na gestão do prefeito-interventor Major José Garrido, em 1931, que o transformou no Jardim Público. No local onde existia uma torre com um relógio, foi instalado também um serviço de rádio. Em vista disso, muitas pessoas, à noite, para lá se dirigiam para ouvir música. Nas tardes de domingo, as atenções se voltavam para as transmissões dos jogos de futebol do campeonato paulista.



Jardim Tropical
Em 1958, o casarão que abrigava um colégio dirigido por freiras – o Externato Sagrada Família – foi demolido, pois a instituição fora transferida para outro ponto da cidade. Assim, o prefeito da época incumbiu o arquiteto e paisagista João Walter Toscano, com escritório aberto naquele ano, de apresentar um projeto que remodelasse não só o espaço ocupado pelo Jardim Público – que foi então modernizado e rebatizado como Jardim Tropical – mas também a parte da praça mais próxima à ponte Salto-Itu. Ali foram instaladas a concha acústica e a escadaria ampla, que forma um anfiteatro, além de uma fonte luminosa.



João Walter Toscano
Reconhecidamente um dos mais destacados arquitetos de sua geração, João Walter Toscano nasceu em Itu, em 1933. Graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1956, onde depois passou a atuar como professor doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Nesses mais de 50 anos de profissão, o arquiteto constituiu um currículo invejável, com destaque para inúmeras obras públicas. Em seu início de carreira, Toscano projetou os edifícios para as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Itu e de Assis; o Clube Recreativo de Assis e os planos urbanísticos de cidades no interior do Estado de São Paulo, dentre eles o desta praça – obra inaugurada em 1963.

Nenhum comentário:

Ouça o hino da cidade, "Salto Canção", na gravação de 1966